O CANTO DAS MUSAS
Poemas para conhecer, ler, recitar e cantar
A leitura de poesia nos remete, muitas vezes, à sala de aula. A cena de que nos lembramos costuma ser a mesma: o professor apresenta o contexto histórico, as características da escola literária à qual pertence o texto e as peculiaridades do autor. Aos alunos, resta a tarefa de anotar a interpretação fornecida, além de aprender a identificar aspectos de determinado estilo ou época. Essa é uma maneira de se ler poesia - a mais usual -, mas não a única. Seja a partir da musicalidade do texto, das imagens que ele sugere, da relação com outras artes ou com outros textos, cada leitor encontra no poema um aspecto que lhe chama mais atenção e o convida à interpretação.
O texto poético é exatamente aquele que desestabiliza a leitura passiva, que sugere uma interação. Diante dele, o leitor é incitado a ver, ouvir, pensar, associar, a viver uma experiência estética, a aproximar-se sucessivamente dos textos, a ser curioso, a tolerar as incertezas, a estranhar, a confrontar impressões e interpretações...
Essa é a experiência proposta neste livro, composto pela análise de doze poemas de autores portugueses e brasileiros. Além das informações sobre o poeta e sua época, as interpretações ressaltam, principalmente, aspectos interessantes na forma de cada texto: a tonicidade das palavras, o ritmo, a concretização do som na imagem do poema, as repetições, o silêncio, o não dito etc.
Atentando para a relação entre a poesia e a música, a importância da sonoridade e do ritmo tanto em uma quanto na outra, cada poema ganhou também uma versão cantada. E como não poderia deixar de ser, em se tratando de poemas tão diferentes, há um pouco de tudo em matéria de estilo nas doze faixas que compõem o CD que acompanha este livro: desde o samba-canção, passando pelo hip-hop, bossa nova, balada pop, rock, valsa, folk.
Assim, da vontade de apresentar uma maneira rica de visitar os clássicos da literatura lusófona nasceu este livro-disco, que entrelaça literatura clássica e cancioneiro popular, experiência em sala de aula e composição musical.
Para os professores, há ainda um conjunto de orientações e sequências de atividades para se trabalhar com o texto poético em sala de aula aqui no site, na seção “Sala do Professor” http://www.companhiadasletras.com.br/sala_professor/

Inclui um CD com poemas musicados e declamados.
R$ 42,90
Título original
CANTO DAS MUSAS, O
Organizador
Zélia Cavalcanti
Páginas
176
Formato
15.80 x 22.50
Lançamento
16/05/2012
ISBN + Código de barras
9788535920642
Autor: Cibele Lopresti Costa
CONHEÇA TODOS OS TÍTULOS DE Cibele Lopresti Costa
Info
É mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP e doutoranda em literatura portuguesa na USP. Colaborou na elaboração de livros didáticos, foi professora de língua portuguesa e literatura para adolescentes e atualmente ministra literatura no curso de pós-graduação da Escola da Vila. Atua na formação continuada de professores e desde quando leu Alice no País das Maravilhas, ainda pequena.
Capa
Autor: Aline Evangelista Martins
CONHEÇA TODOS OS TÍTULOS DE Aline Evangelista Martins
Info
É mestre em educação literária pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Professora de literatura e língua portuguesa, oferece cursos sobre a formação do leitor literário e trabalha com capacitação de professores no Centro de Formação da Escola da Vila. Colabora na elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Capa
Autor: Péricles Cavalcanti
CONHEÇA TODOS OS TÍTULOS DE Péricles Cavalcanti
Info
É compositor, cantor, arranjador e instrumentista. Além dos discos de sua autoria - entre os quais estão Canções, de 1991, e O rei da cultura, de 2007 -, tem composições gravadas por Gal Costa, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Cássia Eller e Arnaldo Antunes. Compõe para teatro, cinema e televisão.
Capa
RECOMENDAÇÕES
Rodapé